Calcular o preço do produto é simples, certo? Basta pegar o preço de custo multiplicar pelo lucro e pronto, temos o preço de venda do produto. Pronto, fim do artigo.
Exemplo:
Preço de custo do nosso Tônico capilar = R$ 15,00
Percentual de Lucro Pretendido = 35%
Valor de venda do produto = 20,25
Certo?, com isso temos o preço de venda e podemos colocar agora mesmo a venda?
Não, não está certo. A definição do preço de um produto envolve muito mais do que simplesmente adicionar o quanto queremos ganhar de lucro, pois em nosso negócio seja ele físico ou virtual, temos os custos fixos e os custos variáveis. Se você não gosta ou acha chato ou não entende como tudo isso funciona, fique mais um pouco, prometo que vamos ser diretos e bem explicativos mas sem toda aquela chatice que vemos por ai. Simples e direto, este é o nosso jeito.
Vamos lá, vamos supor que nós dois montamos uma empresa, eu e você, OK, montamos uma loja virtual de Cosméticos e Perfumaria, nossa loja virtual deverá ter uma sede, então vamos alugar um espaço pequeno para receber as clientes, fazer o estoque.
Precisamos montar a empresa, vamos falar com um contador. Não temos como seguir em frente com a nossa empresa de cosméticos sem legaliza-la, sabe por que? Emissão de nota fiscal e CNPJ para contratação dos correios, das formas de pagamentos e de outros fornecedores.
Vamos comprar um computador, alugar uma linha de telefone, comprar duas mesas e duas cadeiras, uma para mim e outra para você, OK?
Vamos falar com Blogueiras para escreverem artigos dos nossos produtos, para cada produto que elas venderem pagaremos 10% de comissão.
Você está percebendo quantos custos estamos somando a nossa operação? Alguns são custos fixos outros são custos variáveis, explico mais adiante em detalhes
Nosso contador disse que está tudo certo com a documentação, já temos um nome, CNPJ e já podemos emitir nota fiscal, lindo!
Temos de vender nossos produtos pela internet, então vamos contratar uma plataforma de comércio eletrônico, um empresa para receber os pagamentos e uma empresa para enviar nossos produtos, neste momento podemos fazer um contrato com os Correios.
Abaixo relacionamos nossos gastos em uma planilha, chamamos esta planilha de Despesas Fixas, são despesas que temos de pagar todo o mês, independente de faturarmos muito ou não faturarmos nada.
Abaixo algumas despesas fixas da nossa empresa.
Imagem 01 - Despesas Fixas |
As vendas estão bombando, todos adoraram o nosso tônico capilar, quanto mais vendemos, mais pagamos em impostos, comissões, frete para enviar nosso tônico para todo o Brasil.
Imagem 02 - Despesas Variáveis |
Agora ficou claro que não podemos simplesmente pegar o preço de custo, colocar nossa margem de lucro e com isso ter o preço de venda? E as despesas fixas ? E as despesas variáveis?, você não pode ou não deveria pagar estas despesas com o seu lucro.
Como calcular o valor de venda do meu produto?
Primeiro vamos repassar ou apresentar um conceito muito importante, existe um carinha chamado Markup ele é o responsável por definir o preço do produto levando em consideração todos as despesas fixas e variáveis.A fórmula é simples, vamos passo a passo, OK?
Abaixo a fórmula que utilizaremos para calcular o Markup;
Markup = 100%/(100%-(E5+D5+C5)) (nossa meu Deus o que é isso, é Grego...)
:-) Não se assuste, como te disse, vamos devagar no passo a passo. Ah! fizemos uma planilha com todos estes cálculos, depois explicaremos como recebe-la gratuitamente.
Imagem 03 - Calculando o Markup |
Se você não está familiarizado com planilhas pode parecer um pouco assustador, mas lhe garanto que alguns vídeos do Youtube, vão desmistificar o Excel em sua vida de empreendedor.
Markup = 100%/(100%-(E5+D5+C5))
Acima temos a fórmula para calcular o tal do Markup que nos ajudará a ter o correto preço de venda dos nossos produtos, vamos lá.
=100% representa a totalidade do preço do produto
E5 = Representa o Lucro que pretendemos obter com a venda do produto
D5 = Representa o percentual (%) de Despesas Fixas
C5 = Representa o percentual (%) de Despesas Variáveis
Vamos ao exemplo:
Nosso tônico capilar custa R$ 15,00As Despesas Fixas são aproximadamente 10% do nosso faturamento
As Despesas variáveis são aproximadamente 12% do nosso faturamento
Queremos ter 35% de Lucro na venda deste produto
Fazendo as contas, temos:
Markup = 100%/(100%-(E5+D5+C5))E5 = Representa o Lucro que pretendemos = 35%
D5 = Representa o percentual (%) de Despesas Fixas = 10%
C5 = Representa o percentual (%) de Despesas Variáveis = 12%
Markup = 100%/(100%-(35%+10%+12%))
Markup = 100%/(100%-57%)
Markup = 100%/43%
Markup = 2,3256
Agora sim podemos pegar o valor do produto e aplicar o Markup, desta forma:Valor de custo do nosso Tônico capilar = R$ 15,00
Preço de venda = Preço de Custo X (multiplicado) pelo Markup
Preço de venda = R$ 15,00 x 2,3256
Preço de venda do nosso Tônico capilar = R$ 34,88
No exemplo 1, temos o valor de venda do nosso produto por R$ 20,25 nele não está rateado (distribuído) os custos fixos e variáveis e todos os custos teremos que saldar com o nosso lucro.No exemplo 2, temos o valor de venda do nosso produto por R$ 34,88, este sim é o preço correto de venda, (todos os custos fixos e variáveis estão rateados) em cada produtos que vendemos, isto nos ajudará a pagar a nossa estrutura, os funcionários, os impostos. Entendeu?
Humm, mas, tem um problema. Qual?
Os meus concorrentes vendem o mesmo Tônico capilar por R$ 31,99 e R$ 30,29, estou errando em alguma coisa?
É por isso que não devemos copiar o preço do concorrente, devemos sim competir, mas levando em consideração a sua estrutura de despesas.
Chegamos ao valor do Markup calculando o percentual de despesas fixas e variáveis, certo? Então como podemos reduzir o preço de venda do nosso produto?
- Podemos negociar com o fornecedor o valor menor do produto (podemos comprar mais ou pagar em menor tempo)
- Podemos reduzir o Lucro Pretendido
- Podemos ajustar os custos Fixos
- Podemos ajustar os custos Variáveis
É uma batalha, é um lindo e desequilibrado jogo de xadrez. Vencerá a melhor estratégia aliada ao um bom fôlego financeiro.