CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM MONTAGEM E GESTÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Alianças

Alianças Estratégicas

Possuímos relacionamento com os principais fornecedores de soluções de e-commerce do mercado

sábado, 17 de dezembro de 2016

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR É A INSPIRAÇÃO PARA NOVAS IDEIAS


 o que o consumidor está dizendo lhe dizendo? Sua empresa consegue ouvir a voz do cliente? Ela observa e entende o significado dos pequenos e sutis comportamentos que antecede a perda definitiva do cliente?

Qual a diferença entre uma ideia e uma inovação? A inovação oferece mais valor aos clientes. 

Entender o cliente é uma incansável tarefa que devemos aprimorar todos os dias. Os clientes são diferentes, estão em momentos de vida e de compra diferentes.

Para alguns clientes, valor está associado a pagar menos pelo produto, outros percebem valor no tempo de entrega ou no custo do frete e um tanto de clientes percebem valor em um pós venda acolhedor, repleto de atenção, feita com pessoas de verdade e não por atendentes robotizados ou por mensagens automáticas.

O que é valor para você?

Temos de escutar o cliente hoje e agora e não somente na etapa final de criação do produto.  Na verdade o comportamento do cliente ditará as bases para a criação do produto,  não dá para ter a visão do todo somente com a visão de alguns poucos reunidos em uma sala gerando ideias e possibilidades, essa onda já passou, agora temos a internet para nos ajudar

Como entender o comportamento do cliente?

Um consumidor entra em sua loja virtual

Temos o IP a data e a hora de entrada.  O IP é o endereço do computador do consumidor na internet, com ele podemos saber em qual região do Brasil ou país do mundo ele está.

Temos ainda, o navegador, o sistema operacional, o dispositivo (celular ou desktop)


O consumidor pesquisou um produto

Temos novamente a data e a hora da pesquisa

Temos as palavras pesquisadas, com elas podemos determinar que tipo de produto os clientes estão procurando.

Eles estão encontrando esses produtos? Não, será que não temos uma demanda reprimida por esses produtos?


O consumidor clicou em uma categoria

Temos a data e a hora do clique na categoria

A categoria pode indicar que tipo de produto o cliente está buscando,  muitas pesquisas em categorias seguidas de abandono da loja virtual, pode indicar que não temos o produto que o cliente estava procurando


O consumidor colocou um produto no carrinho

Temos a data e a hora da inserção do produto no carrinho, com essa informação podemos mensurar qual o tempo de navegação médio do consumidor antes de iniciar a compra.

O consumidor saiu do carrinho sem pesquisar o valor do frete, podemos entender que o valor do frete não foi o motivo do abandono deste consumidor

O consumidor pesquisou o valor do frete e foi embora, de duas uma, ou o valor do frete está alto ou o tempo de entrega está muito demorado.


O consumidor fechou o pedido

Ótimo, agora temos o perfil e o tempo de navegação do cliente, o comportamento de compra, o meio de pagamento, o parcelamento, sabemos de onde o cliente comprou como e por onde ele navegou em nossa loja virtual.

Agora multiplique essas informações por cem ou quem sabe por mil ou melhor ainda por cem mil, temos literalmente o mapa da mina da inovação, somente analisando o comportamento do cliente.

O segredo dos negócio é sabe algo que ninguém mais sabe.

Alexandre Volpi > Consultor SH221Biz